Catolé da Pista


HISTÓRIA DO DISTRITO DE CATOLÉ DA PISTA
A história do distrito de Catolé da Pista vem a ser contada partir da chegada das primeiras famílias na comunidade. As famílias são: família do sr. Zacarias Fernandes, Zé Antônio de Brito, Antônio Coura, Zé Assaré, Zé Pequeno, Zé Marcolino e Bernardino , dentre outras.
A estrada que antes era “carroçal”, veio ser asfaltada no ano de 1970, trazendo muito desenvolvimento para a comunidade.
Fôra construída uma escola com apenas uma sala de aula no ano de 1974. Os professores foram: Auxiliadora, Socorro, na gestão do então prefeito Luiz Roberto.
Logo após, veio eletrificação a motor com uma televisão pública, logo depois veio a construção do cemitério na gestão do então prefeito Juremir no ano de 1978.
A comunidade se reunia para louvores no colégio, cujo nome era Coronel Humberto Bezerra. Ainda na gestão do prefeito Juremir foi criada o antigo posto de saúde.
Em 1981, foi construída a igreja de nossa Senhora Auxiliadora. Com a chegada da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora então doada por Dom Dote de Iguatu, no ano de 1989.
Nos meados dos anos de “1980”. Um grupo de agricultores conseguem uma casa de farinha. Logo depois, no ano de 1989, esse mesmo grupo conseguiu uma “descopadeira” de arroz e um automóvel, jipe, com implementos que veieram melhorar o trabalho dos ag
ricultores da comunidade.
Nos meados dos anos de 1990, foi construído um posto telefônico movido a energia solar que facilitou a comunicação à distância. Também no decorrer desses anos que era na gestão da então prefeita Lucilda Bezerra, fôra feita a construção da quadra de esporte, reforma e ampliação da então Escola Municipal José Eliedson de Brito.
Em 1993 foi fundada a Associação do Produtores Rurais do então Sítio Catolé da Pista que passava a ser reconhecido como Distrito Catolé da Pista.
Em 1996 a então sonhada energia é inaugurada por meio de um projeto feito pela Associação dos Produtores dessa Localidade. Em 1999, foi inaugurada o abastecimento de água. Projeto conseguido também pela Associação dos Produtores.
Em 7 julho de 2003 foi criada a Associação da Juventude da Região de Catolé da Pista (AJURC), esta associação é formada somente por jovens, que depois vinha a ser reconhecida estadualmente pelo então governo do estado, na gestão de Lúcio Alcântara, como primeira associação do estado formada por jovens. Essa associação vem desempenhando um papel importante não só no distrito, mas nas demais localidades com projetos que melhoram a vidas das famílias da região.
Depois veio a construção de uma escola profissionalizante Centro de Inclusão Digital (CID) feita pelo governo do estado em parceria com o CEFET, hoje, conhecido como IFET. Este oferece cursos de informática básica.
Em 2008 nosso distrito, que nunca tivera um representante no sistema politico partidário, conseguiu eleger para o cargo de prefeito do Município Piquet Carneiro o Sr. Expedito José do Nascimento junto a 1º Dama, Sr. Maria das Graças, que leva a frente o grupo de idosos do distrito, promovendo diversas atividades, então moradores do distrito.
Hoje o Distrito acaba de ganhar um novo posto de saúde todo modernizado. Também o distrito acabara de ganhar os primeiras construções de pavimentação.
O distrito recentemente foi contemplado com uma Casa Digital, onde estão sendo formados 40 gestores que vão trabalhar voluntariamente. Hoje contamos com um núcleo de apoio administrativo do distrito que tem o trabalho voltado para tornar a população e as políticas públicas mais próximas, dando agilidade na parte administrativa da prefeitura.
Em relação ao nível de escolaridade de Catolé da Pista, dispomos do 1º à 5º ano, sendo nível fundamental. A freqüência escolar de nossos alunos, são: regular, não existem desistências, nem repetições anuais.
Também funciona o ProJovem que também é um projeto de ensino vinculado a secretaria da educação municipal. Contamos com um ônibus que transporta os alunos, pela manhã trazendo para à escola do distrito e no período da tarde levando os alunos do Distrito para a sede do município, a noite trazendo os alunos que estudam o Proeja. Mais um projeto vinculado a secretaria municipal de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário